segunda-feira, 14 de março de 2011

...com tanta cagança contra a NATO e sujam as mãos com sangue Líbio ... os três deputados do bloco no Parlamento Europeu também votaram a favor desta intervenção militar...

A favor: PP y CiU con el grupo de la derecha europea, PSOE con el grupo socialista, ERC e ICV (Raül Romeva), los Verdes europeos. Y del GUE / NGL, o Izquierda Europea, los diputados : Lothar Bisky (Die Linke), Kohlíček (PC de Bohemia y Moravia), Liotard, Matías (Bloco-Portugal), Maštálka (Chequia), Mélenchon (Frente de Gauche), Portas (Bloco- Portugal), Remek, Søndergaard, Tavares (Bloco de Esquerda) y Vergier.
En contra: Del GUE/NGL: Angourakis (KKE-Grecia), Ernst (Die Linke), Ferreira João (PCP-Portugal), Figueiredo (PCP-Portugal), Hadjigeorgiou (AKEL-Chipre), Händel (Die Linke), Klute (Die Linke), Lösing (DIe Linke), Meyer (IU), Rubiks (letón), Scholz (Die Linke), Toussas (KKE-Grecia), Wils (Die Linke), de Jong (holandés). aqui

BE quebra o compromisso do  com os eleitores e suja as mãos dos seus dirigentes com sangue líbio e com o imperialismo. Não sou eu que o digo, é o próprio BE: “É uma história que representa a imposição de um modelo específico de Estado, de economia e de sociedade” afirma Marisa Matias a propósito do novo conceito estratégico e da cimeira da NATO em Lisboa. Mas disse mais coisas acertadas. Afirmou que “todos sabemos que o negócio da NATO é a guerra”, que “a guerra é um meio para a perpetuação das desigualdades e da exploração” e que por isso, justamente, Portugal deveria abandonar esta “aliança transatlântica e a sua política imperialista”. A Marisa Matias estava a ser coerente com o que também dizia a tese de orientação que venceu o último congresso e com o programa do BE.
Assim, violando o compromisso com os seus eleitores e os seus militantes, fico à espera de ouvir o que têm os dirigentes nacionais a dizer desta vergonha. Depois de votar o PEC grego e de apoiar o candidato do PEC português, o BE vem agora ratificar a guerra e a ocupação da Líbia pelas mãos da NATO. Onde que vai parar a “Esquerda de Confiança”?
“A Europa não precisa nem dos EUA nem da NATO para se defender e não tem qualquer interesse no regresso aos tempos da guerra-fria. O primeiro grande desafio militar que está colocado é o da instalação do sistema anti-míssil dos EUA na Polónia e na República Checa. Em resposta a estas derivas, o Bloco defende o fim da NATO e do sistema de mísseis norte-americanos na Europa.”
Tese 10 da Moção de Orientação Estratégica do BE
“Portugal deve sair da NATO e pugnar pela extinção deste e de todos os blocos militares.”
Programa do BE

Sem comentários: