sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

...semente de linhaça...

Segundo vários arqueólogos, no Antigo Egipto a linhaça era usada em mumificações. Outros achados apontam que era usada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição.
A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, ou seja, contém, além dos seus nutrientes básicos, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. O seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos polinsaturados (Ómega 3 e Ómega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ómega 3 existente na natureza.
Vários centros de investigação, têm focado a sua atenção no papel desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
Rejuvenescedor
Emagrecimento
Auxilia no combate a anemia
Auxilia no combate ao cancro: mama, próstata, cólon, de pulmão, etc...
Auxiliar no combate à acne.
Auxiliar no equilíbrio hormonal: TPM e menopausa;
Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
Auxiliar no controle da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controlo dos níveis de açúcar no sangue.
Vitalidade Física
Sistema Digestivo
Sistema Nervoso
Doenças Inflamatórias
Retenção de Líquidos
Sistema Imunológico
Sistema Cardiovascular
Funcionamento Intestinal
Para o auxílio na redução de mau colesterol
Pele e Cabelo
Para aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais da semente o melhor é triturá-la no liquidificador. De outra forma a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo, e assim as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. Deve-se triturar e comer logo a seguir, porque a linhaça é muito susceptível à oxidação.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sumos, misturadas com cereais, massas de pão e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada numa receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 chávena de chá de óleo, use 1 colher de sopa de semente de linhaça moída, em substituição.
Os cientistas só não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. Já vi várias sugestões de porções, desde 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. Alcançar esta última indicação é bem mais difícil. A inclusão da semente no dia-a-dia deve ser gradual. aqui

Sem comentários: