domingo, 8 de agosto de 2010

...é que um gaijo fica confuso...

DOIS MILITANTES DO BLOCO DE ESQUERDA DE VIZELA LEVARAM UMA REPRIMENDA, SOB A FORMA DE ADVERTÊNCIA, DA MESA NACIONAL DESSE PARTIDOZECO QUE SE CHAMA BLOCO DE ESQUERDA POR DEVOLVEREM AS DELARAÇÕES DE CANDIDATURA A 54 CANDIDATOS QUE EXPRESSARAM A VONTADE DE DESISTIR DESTA, DEVIDO AO FACTO DE PEDRO SOARES QUERER IMPINGIR OS CANDIDATOS... A COMISSÃO DE INQUÉRITO ACHA QUE ESSAS DECLARAÇÕES JÁ PERTENCIAM AO BLOCO.CITO:
"A Comissão de Inquérito considera que as declarações de aceitação de candidaturas autárquicas não são um texto alheio ao BE. Tais documentos não são uma declaração individual e unilateral da vontade do seu subscritor, antes representam o início dum compromisso comum de intervenção política local, susceptível, como é óbvio, de cessar pela vontade duma parte. Pelo que discordamos do entendimento dos inquiridos sobre a “pertença” de tais declarações unicamente aos seus signatários."

OS ARGUIDOS ACHAM QUE PELO CONTRÁRIO:
"Pelo aderente nº 364 – José Manuel Faria foi referida, a título de declaração prévia, a sua discordância pela presença, na Comissão de Inquérito, de António Lima, de Braga e que foi candidato à Câmara e Assembleia Municipal de Braga. Sobre a matéria em apreciação, a alegada retenção de declarações de aceitação de candidatura devidamente preenchidas e assinadas, é sua opinião que tais declarações de aceitação de candidatura só são pertença do BE após entrega ao respectivo mandatário. Assim sendo, não houve qualquer retenção das referidas declarações já que estas ainda não tinham sido entregues ao mandatário da lista, logo não estavam ainda no domínio do BE."
Mais explicou que no dia 23 de Julho de 2009 tinha ocorrido uma reunião da Comissão Promotora da candidatura (que incluía aderentes do BE e 5 independentes) com o mandatário Duarte Ribeiro, Pedro Soares, coordenador nacional autárquico e Custódio Braga do secretariado da distrital de Braga, onde ficou acordada a indicação dos dez primeiros nomes à Câmara e Assembleia Municipal bem como a data de 8 de Agosto pelas 17,30 horas para apresentação das listas à imprensa. Sucedeu então que a aderente Sandra Manuela Ferreira da Silva, que constava como nº 2 na lista à Câmara Municipal de Vizela, foi surpreendida pela posição expressa pelos camaradas Custódio e Pedro Soares que defendiam que o nº 2 da lista fosse o camarada Paulo Monteiro, pelo que a Sandra Silva de imediato renunciou às suas candidaturas à Assembleia de Freguesia de Infias e à Câmara Municipal de Vizela. Como grande parte das pessoas (54) que tinham subscrito declarações de aceitação de candidatura eram suas conhecidas, também acompanharam a Sandra Silva na renúncia, até porque só tinham aceite ser candidatos devido à ligação e à confiança pessoal que depositavam na Sandra Silva.
Por isso, os 54 deram a conhecer dois dias depois, em 10 de Agosto de 2009, em conferência de imprensa, um documento (aliás mostrado à comissão de inquérito) onde manifestavam a sua renúncia às candidaturas autárquicas, tendo-lhes sido devolvidas, nessa mesma data, 10 de Agosto, as declarações de aceitação de candidatura que previamente tinham assinado e que não tinham sido ainda entregues ao mandatário das listas autárquicas. A razão para a entrega das declarações de candidatura aos respectivos subscritores, entretanto renunciantes, foi a de que tais declarações poderiam ser usadas indevidamente pelo mandatário Duarte Ribeiro."
E AGORA ALGO DE VERDADEIRAMENTE INSÓLITO, O PRÓPRIO PEDRO SOARES, NO PAPEL DE ACUSADOR, QUE TENTOU IMPINGIR OS CANDIDATOS (MAS ISSO NÃO É NADA DE NOVO PARA QUEM CONHECE COMO FUNCIONA O BLOCO) CONCORDA COM O JOSÉ MANUEL FARIA EM DECLARAÇÕES AO DN DE 10 DE AGOSTO DE 2009. ORA VEJAM: OU SERÁ QUE LI MAL?????
"A concelhia de Vizela não aceita que lhe impinjam candidatos", referiu José Manuel Faria, responsável pelo Bloco de Esquerda (BE) em Vizela.
O militante do BE e deputado na assembleia municipal faz parte das 54 pessoas que, em abaixo-assinado, divulgado hoje, resignam aos lugares que ocupavam nas listas à câmara, à assembleia municipal e a cinco das sete freguesias que compõem o concelho.
O grupo de militantes e apoiantes do Bloco acusa a distrital de Braga de "congeminar um complot no sentido de propor alterações ao ordenamento da lista à câmara".
"Houve um trabalho árduo de meses que foi posto em causa com a obrigatoriedade de colocar na lista pessoas que em nada trabalharam e em nada dignificam o Bloco de Esquerda", salientou José Manuel Faria.
Pedro Soares, coordenador nacional do Bloco de Esquerda para as autárquicas, nega qualquer "imposição" de nomes.
"Em Vizela ainda não há nenhuma lista e como não há nenhuma lista, não pode ter havido alterações", frisou.
"No Bloco de Esquerda, todas as listas têm que ser ratificadas, primeiramente, em plenário concelhio e esse plenário só está marcado para a próxima quinta-feira. Portanto, sem essa ratificação, mão pode haver qualquer lista", disse Pedro Soares.
As 54 pessoas que renunciaram à candidatura têm outro entendimento.
"A apresentação das listas estava marcada para o dia oito de Agosto e foi cancelada à ultima hora, não por não estar ratificada pela concelhia do Bloco em Vizela, mas por incluir o nome de algumas pessoas que, pelos vistos, querem ser candidatos", esclareceu José Manuel Faria.
"No BE a democracia funciona e todas as decisões têm que ser ratificadas em plenário. Até haver ratificação dos nomes, não há listas", finalizou Pedro Soares.

Sem comentários: