segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Assembleia Municipal-Período antes da ordem do dia


1. Pergunto, Senhor Presidente da Assembleia Municipal, pelo resultado da tão famigerada Comissão de Inquérito ao Dr. José Armando Serra dos Reis, promovida pela Maioria desta Assembleia, sobre a questão da cessação imobiliária de terrenos baldios nas Penhas da Saúde pelo Baldio de Cortes do Meio.
2. Pergunto igualmente o que é que a Maioria numérica desta Assembleia tem a dizer ao escandaloso donativo da SOMAGUE ao PSD por ocasião das autárquicas de 2001 tornado público pelo Tribunal Constitucional este Verão? Ficámos esclarecidos sobre algumas das fontes de financiamento do PSD. A propósito, mas a SOMAGUE também tem negócios aqui pela Covilhã, não tem? Há pois legitimidade para estarmos vigilantes, parece-nos.
3. Oh Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, esclareça-nos lá sobre a legitimidade e legalidade da tal “medalha de mérito” que a Junta de Freguesia de Cortes do Meio atribuiu ao Reverendo Bispo da Diocese da Guarda! E que Sua Excelência Reverendíssima ridiculamente aceitou?
4. Os casos repetem-se: os hospitais empurram para fora deles os cidadãos idosos com prementes necessidades de acompanhamento médico. Há países onde a eutanásia está legalizada mas com o devido e cuidadoso acompanhamento médico. Em Portugal estamos a assistir às tão propaladas políticas economicistas que promovem a eutanásia encapotada, sem o devido acompanhamento médico. Os idosos não são um bom negócio para a Organização Mundial do Comércio e este governo, seu fiel comissário, aposta na morte dos idosos para poupar nas reformas e nos serviços de saúde, evidentemente custosos com os doentes idosos. Como escrevia a jornalista espanhola Rosa Montero no El País de 12 de Agosto de 2007, “Ser viejo es un trayecto”, e, minhas senhoras e meus senhores, torna-se premente conceber novas políticas e novas formas de vida e organização gerontologica, porque para novos velhos são urgentes políticas novas. Um grande projecto de cidadania.
5. Para quem tenha ainda dúvidas que o governo de José Sócrates é o mais fiel promotor das reformas anti-sociais, em Portugal, propostas pela Organização Mundial do Comércio, leia-se o que diz um ministro socialista do governo de direita de Sarkozi, no Nouvel Obsevateur n.º 2231, de 9 de Agosto, página 29, e que declara que o governo de direita francês não se atreve a ir tão longe nessas reformas quanto o governo socialista português, e conclui, dizendo, “quando olhamos para o que se passa em Portugal, constatamos que aqui não há uma quarta parte dessas reformas.”.
(José Serra dos Reis)

1 comentário:

Anónimo disse...

E as respostas a estas questões?

Parabéns pelo Blogue.