terça-feira, 13 de janeiro de 2009

debates - le monde diplomatique

A Atalanta Filmes e o Le Monde diplomatique – edição portuguesa organizam um ciclo de debates em torno do filme.
O tema deste filme de animação é o da recordação, por um soldado Israelita, de um episódio passado na primeira guerra do Líbano, em 1982: os massacres de Sabra e Chatila. No contexto da actual guerra em Gaza, o filme adquire uma actualidade que exige e ao mesmo tempo excede a compreensão do contexto histórico a que se refere, permitindo um conjunto de reflexões, paralelismos e perspectivas de futuro para um conflito cuja resolução continua a ser tragicamente adiada. Estes debates irão incidir sobre aspectos tão variados como a contextualização histórica do conflito, a guerra e o stress pós-traumático, o trabalho de memória e os usos do cinema de animação, entre ficção e documentário. A Valsa com Bashir tem causado alguma polémica nos países onde já estreou e teve um grande sucesso. Recebeu numerosos prémios, entre os quais o de Melhor Filme Estrangeiro nos British Independent Film Awards, o de Prémio do Público em Varsóvia e está nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O ciclo de debates terá lugar no Cinema King
21h30: exibição do filme 23h00: debate
(moderação de Sandra Monteiro, Le Monde diplomatique – edição portuguesa)

16 de Janeiro, sexta-feira:«A primeira Guerra do Líbano: Israel e os massacres de Sabra e Chatila»com António Eloy (Amnistia Internacional), José Goulão (jornalista) e Lumena Raposo (jornalista)

23 de Janeiro, sexta-feira:«O trabalho de memória e os traumatismos do pós-guerra»com Afonso Albuquerque (psiquiatra) e António Louçã (historiador e jornalista)

30 de Janeiro, sexta-feira:«A utilização do cinema de animação»com Regina Pessoa (realizadora), outros nomes a confirmar


16 de Janeiro: «A primeira Guerra do Líbano:Israel e os massacres de Sabra e Chatila»com António Eloy, José Goulão e Lumena Raposo

Sem comentários: