segunda-feira, 22 de junho de 2009

...ponte de sequeiros...

" Como são imponentes as pontes fortificadas de Toledo sobre o Tejo, ou mesmo a nossa Ponte da Ucanha sobre o Tâvora! Mas quem visita a raia da Beira Interior, desolada e agreste, pode vir aqui, e conhecer a tétrica ponte fortificada de Sequeiros, que de forma inesperada acompanha aquelas em imponência.
Situada sobre o rio Côa, assente em afloramentos graníticos, é uma das mais importantes pontes históricas do país e certamente uma das que se encontra em melhor estado de conservação. Ainda hoje é utilizada pelo tráfego de veículos ligeiros.É suportada por três arcos em volta perfeita, sendo o central o de maior diâmetro ladeado por dois talha-mares, tabuleiro em rampa com 51m de comprimento por 5m de largura e parapeito em cantaria. O pavimento é lajeado com continuidade em calçada.
A Torre
Uma característica que a distingue das mais é apresentar uma torre de planta quadrada com vão em arco pleno e que materializava um dispositivo militar de defesa, vindo provavelmente mais tarde a ser portagem fronteiriça entre o território Nacional e o Reino de Castela e Leão, antes da assinatura pelo
Rei Lavrador do Tratado de Alcanices.
Juntamente com a Ponte da Ucanha é uma das duas pontes fortificadas existentes no País.
A ponte provavelmente é medieval, mas eu prometo que numa próxima viagem vou ver se descortino silhares almofadados ou vestígios de fórfex para poder remontar a sua origem ao período romano.

A natureza das coisas
Parado no meio da ponte o rio lampeja, revoluteando em marmitas de gigante, as margens eivadas de vegetação rípicola diversa. Não existe silêncio, a corrente líquida ressoa no granito, a evocar lembranças aterradoras, espectros que ali mesmo poderão ter morrido afogados, numa luta desesperada com as águas, clamado em vão que lhe acudissem- quem sabe resquícios de fronteiras que o Homem impõe a si mesmo- ali Castela, acolá Portugal!
Mais um local para um retiro estratégico do mundo, nesta Beira moribunda- quem a salva? À Beira raiana, claro, porque a ponte está para durar mais alguns milénios
Ponte de origem medieval (o que nos levaria a pureza românica) ou teve na sua origem uma concepção romana?
Localização
Acesso em estrada asfaltada. A partir da EN 324 chegue a Valongo do Côa e ai a ponte está devidamente sinalizada, ou pelo menos à três anos estava, senão, quem tem boca chega a ponte!
5 locais notáveis próximos da Ponte de Sequeiros
Aldeia Histórica de Sortelha
Aldeia Histórica de Castelo Mendo
Aldeia de Vilar Maior
Termas do Cró
Castelo do Sabugal " aqui

2 comentários:

Castela disse...

Boa noite, parabén pelo seu blog.
Agradecia que fizesse uma linkagem externa para o meu blog e indicasse retirou o texto do www.portugalnotavel.com.
Obrigado e o melhor para si.

manufactura disse...

olá... se clicar no aqui está, em hiperligação, como sempre esteve o link de onde foi retirada a imagem e o texto... não foi posto na integra por ser muito extenso, mas fica aqui... gracias....
http://www.portugalnotavel.com/ponte-de-sequeiros-imovel-de-interesse-publico/