"O LZ 129 “Hindenburg” que foi projetado para ser um transatlântico de luxo, começou a ser construído em 1931 e foi finalizado em 1936. As suas dimensões eram colossais e até hoje é considerado o maior objecto voador fabricado pelo homem. Tinha 245 m de comprimento e era impulsionado por quatro motores diesel Daimler- Benz de 1.100 hp cada. Alcançava a velocidade de 135 km/h e tinha uma autonomia de 14.000 km. Elevava-se no ar graças a 200.000 m3 de hidrogênio ou 18 toneladas. Podia transportar 50 passageiros, tinha cabines, um bar, sala de jantar, lugar para caminhar, assim como grandes janelas panorâmicas e sala de estar.Também possuía, por incrível que pareça, uma cabine para fumantes, que eram vigiados por um membro da tripulação sob constante tensão.
Voou em uma rota regular entre a Alemanha e os Estados Unidos pela companhia alemã DELAG e transportou em 1936 mais de 1.000 passageiros em 10 viagens sobre o Oceano Atlântico. Gastava 65 horas para fazer o percurso EUA- Alemanha e 52 horas no sentido Alemanha-EUA. A sua mais longa viagem foi de Frankfurt, Alemanha, para o Rio de Janeiro entre 21 e 25 de outubro de 1936 viajando 11.278 km. A viagem mais rápida foi de Lakehurst, EUA, para Frankfurt entre 10 e 11 de agosto de 1936, com velocidade média de 157 km/h.
Na noite chuvosa de 6 de maio de 1937, quando o dirigível se aproximava do solo em Lakehurst, Nova York, iniciou-se um incêndio na aeronave, transformando-se rapidamente numa imensa bola de fogo no céu de Nova York . Dos 97 passageiros a bordo, 35 morreram. Uma pessoa que auxiliava a atracação da aeronave no solo também morreu. Das que morreram, 27 saltaram do dirigível em chamas e 8 ficaram queimadas pelo óleo diesel proveniente dos tanques do dirigível."
Sem comentários:
Enviar um comentário