sábado, 30 de janeiro de 2010

...salvem a quinta do formigo...

http://www.petitiononline.com/formigo/petition.html
To: Estradas de Portugal e a Câmara Municipal de Seia
Os assinantes desta petição manifestam-se contra um traçado da Variante de Seia, EN231-2ª fase, pela Quinta do Formigo, e solicitam que a “Estradas de Portugal” e a Câmara Municipal de Seia optem por um traçado alternativo, pelas seguintes razões:
1. Seja qual for o traçado exacto pela Quinta do Formigo ou as “medidas compensatórias” a adoptar a Variante cortaria a meio os terrenos da Casa de Santa Isabel, separando inaceitavelmente os seus lares residenciais, e causando enormes estragos ambientais e paisagísticos, dado o acentuado declive do terreno.
2. Desde 1981 que colaboradores, utentes e inúmeros voluntários (oriundos de todo o mundo), se esforçaram para criar na instituição um ambiente terapêutico e harmonioso.
Muitos dos utentes, não tendo suporte familiar, construíram no local, de forma árdua e no ambiente natural que os rodeia, algo existencial na sua vida. A estrada iria estragar muito mais do que uma paisagem!
3. Com a destruição da Quinta terapêutica será posta em causa a manutenção dos postos de trabalho existentes.
4. A deficiência de grande parte dos utentes que vive nos lares residenciais e na quinta, dá-lhes uma hipersensibilidade no que diz respeito a:
-mudanças e rupturas no seu ambiente quotidiano, e/ou
-uma perturbação constante que uma estrada como aquela iria trazer.
É exactamente por este motivo que a Casa de Santa Isabel investiu tanto ao longo dos anos para criar o ambiente terapêutico que ali existe!
Existe documentação fundamentada e há precedentes, na EU (Reino Unido) com base nestes pressupostos , que levaram à anulação de traçados de estradas.
5. A Quinta do Formigo adquiriu um significado para toda a comunidade envolvente:
- a sua localização privilegiada, próximo de São Romão e Seia, como o único espaço verde preservado e aberto ao público,
- a existência de percursos pedestres,
- o sossego e a beleza da Quinta,
- a possibilidade de fazer passeios, jogging e cicloturismo,
convidam à participação activa dos cidadãos locais.
6. A ausência de iluminação artificial proporciona circunstâncias excelentes para observação nocturna dos astros com o telescópio que a Instituição disponibiliza à Comunidade. Estes eventos são muito apreciados por participantes de todo lado do país.
7. A proximidade de várias escolas e a existência de caminhos didácticos na Quinta (caminho pedestre sinalizado, trilho didáctico de árvores, trilho sistema solar), bem como a exploração da agrícola biológica e da silvicultura sustentável, resulta em inúmeras visitas de alunos de diversas escolas da comunidade educativa, dentro e fora do Concelho.
Tudo isto está posto em causa!
Contacto e eventuais informações:
Casa de Santa Isabel
Apartado 537
6270-956 São Romão-Seia
Tel. 238 320 310

Sem comentários: