sábado, 30 de janeiro de 2010

...quem quer acabar com a historia da Covilhã ?...


Numa leitura fugaz pelos pasquins regionais, deparo-me com a insólita noticia, que a ponte metálica do Corges com mais de um século de existência vai ser demolida.
Li a segunda vez para confirmar o devaneio, não me tivesse escapado alguma tirada dos foliões. Mas era mesmo assim: com a mesma displicência com que se noticia a vinda do Quim Barreiros no Carnaval, a centenária ponte ferroviária do Corges estava ali plasmada em noticia pelas piores razoes. Como se não fosse já suficiente, o património que jaz em ruína e em incrédulo esquecimento, agora vão também aniquilar parte da historia da cidade.
Relembro um breve excerto, a propósito da história desta linha escrita por pinto pires:
(...)
Para que a linha passasse pela Covilhã foi necessário construir cinco grandes pontes: a ponte sobre o rio Zêzere em Alcaria, a ponte do Anaquim (nas Poldras), o viaduto dos oito arcos em pedra, a ponte do Corge e a ponte da quinta do rio.
(...) Nesta obra, durante os meses de Junho, Julho e Agosto de 1891, trabalhavam na construção da linha, dia e noite, 4.000 operários, um grande número, eram mulheres (...)
retirado de www.carpinteira.blogspot.com

Sem comentários: