terça-feira, 7 de julho de 2009

...bloco de esquerda vai a votos no distrito...coordenadora distrital demite-se em bloco ...

O estatuto de terceira força política alcançado nas eleições Europeias trouxe ao Bloco de Esquerda (BE) dores de cabeça acrescidas, no distrito de Castelo Branco.
A Comissão Coordenadora Distrital (CCD), eleita em Fevereiro deste ano, prepara-se para realizar eleições antecipadas, em data a designar, para apaziguar os ânimos exaltados nos últimos meses.
Primeiro com a demissão de Ana Monteiro – do partido e da Assembleia Municipal da Covilhã – e agora, com a saída de Bruno Pereira, da CCD do BE e, também, da Assembleia Municipal de Castelo Branco por divergências profundas com os restantes sete membros da Coordenadora e com Vítor Franco, dirigente designado pela Mesa Nacional.
A antecipação das eleições para a CCD foi decidida a 25 de Junho, um dia antes de Bruno Pereira ter pedido a demissão alegando “subserviência” dos dirigentes distritais do BE às directivas apontadas por Vítor Franco.
A gota de água que fez transbordar o copo teve a ver com declarações proferidas por Bruno Pereira, na qualidade de coordenador distrital do BE, sobre os resultados das eleições Europeias no distrito.
“O Bruno não participou em nenhuma reunião desde a eleição da comissão mas comentou os resultados das eleições invocando um cargo que não tem”, disse Luís Barroso, dirigente distrital do BE, responsável pelo núcleo de Castelo Branco. “A comissão não é um órgão hierarquizado”, acrescentou.
As divergências começaram quando, em Fevereiro, ainda antes da eleição da CCD, Bruno Pereira admitiu publicamente a possibilidade de apoiar Leal Salvado, candidato do PS à Câmara do Fundão.
“O nosso adversário é o PS”, disse Luís Barroso que, na última semana assinou um comunicado saudando a substituição de Bruno Pereira, na Assembleia Municipal de Castelo Branco e afirmando que “peca por tardia”. “As prioridades do Bloco de Esquerda são de cariz político e não pessoal”, lê-se no comunicado.
Bruno Pereira acusa Luís Barroso “subserviência” com a atitude de Vítor Franco, que, segundo ele, “elaborou uma acta e um comunicado de imprensa de uma reunião antes de a mesma ter lugar”, em Fevereiro deste ano.
A demissão em bloco dos membros da CCD, decidida a 25 de Junho, deverá ser anunciada hoje, às 18 horas, numa conferência de imprensa que terá lugar em Castelo Branco. O BE deverá anunciar, também, a apresentação de listas às eleições Autárquicas de 11 de Outubro, no concelho de Castelo Branco, Covilhã, Belmonte e Sertã.
Kaminhos

4 comentários:

segurelha disse...

Encadeados com os resultados das eleições, alguns começaram já a farejar o poder que nunca tiveram, e agora, com a saída das vedetas locais, abriu-se a brecha.
Não entendo o porquê das eleições na Coordenadora eleita, se o Bruno Já saiu e,o motivo alegado, no dia 25, para a demissão era afastar o Bruno Pereira.

sopa de feijão disse...

Não entendes segurelha? Foi o resultado das eleições. Alguns que ficaram de fora desta coordenadora querem agora assaltar o poder!
Se esta gente fosse séria tinha tomado uma atitude quando a Ana Monteiro se insurgiu contra oa posição do Bruno Pereira em apoiar o bloco e se demitiu.

manufactura disse...

...então se o Bruno fez tantas intervenções públicas assumindo o papel de Coordenador, só agora é que deram conta que afinal estava a usurpar o cargo e a fazer declarações à revelia da disciplina e das regras do orgão?... isto cheira-me:) :) :)

manufactura disse...

...também me lembro do "olheiro-espantalho local", Vitor Franco, na noite em que a coordenadora foi eleita me ter dito:"Estas são as regras da democracia, agora quem manda é o bruno e tu ficas calada!"
Afinal quem é que manda aqui?
Isto mais me parece uma tentativa de "orgasmo massificado":) :) :) :)