terça-feira, 29 de dezembro de 2009

...eram dias de cem anos, rosnavam e mal mordiam...


"Foi apresentado e publicado há dias na Câmara Municipal de Penamacor este livro, "ERAM DIAS DE CEM ANOS rosnavam e mal mordiam", da autoria de JM Teixeira Filipe, um cidadão do mundo, que, após muitos trabalhos, canseiras e viagens, lançou âncora na Meimoa, onde reside, vive e medita.
Basta ler estas suas linhas para nos inteirarmos estar na presença de um personagem fascinante. Em escrita escorreita e seca leva-nos no tempo a entender o porquê de tanta coisa simples que esta vida sem alma vai apagando. São origens de nomes e tradições, detalhes circunstanciados do que eram os carros de bois, os teares, a sementeira, recolha e trabalho do linho, as romarias e feiras, as tragédias, os usos e os costumes de uma etnologia em aldeias e lugares do interior, historia de vilas e cidades, o que foi a tragédia da emigração e as suas sequelas e, por fim, notas e frescos eivados de sinceridade sobre a vida da segunda geração por essa Europa afora. Num rasgo de poesia conta o sonho de um amor que se perdeu nos Alpes num voo cego a nada.
Há assim, neste livro, muito saber e detalhes que deveriam ser inscritos na matéria curricular e ensinado nas escolas a professores e alunos. Se assim não for, muito deste mesmo saber será levado também ele com o sol marralheiro de um incerto ocaso.
Se encontrar esta obra nas lojas - o que em minha opinião será encontrar uma agulha num palheiro - não hesite: compre-o. Não se irá arrepender. Se não, peça-o à CM de Penamacor ou à Editora "Cidade Berço" de Guimarães.
Eu, na primeira oportunidade, darei um abraço de parabéns ao Autor que tão bem enxerga neste mundo em que há tantos cegos."
Com amizade
João Sena

Sem comentários: