quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

... a ligeireza com que se despe o sentido da coisa...

Hoje recebi um mail da AMI-Covilhã a convidar para participar numa vigília com velas, para assinalar o dia de acção internacional acerca da alteração climática, invocando a mensagem : «O Mundo Quer Um Tratado A Valer» : um tratado suficientemente forte para afastar a perigosa alteração climática.
Muito bem, e a causa é NOBRE...
Porém no respectivo convite vinha a seguinte afirmação, como forma de mobilização das massas: "Precisamos de muita gente para que resulte. "Vai ser divertido, rápido e super fácil."
EH PÁ!!! Divertido? Rápido? Super fácil?... as palavras causam-me estranheza, assaltou-me a mente a ideia "anda daí que isto vai uma festa, até bebemos uns copos e conversamos com os amigos, só temos de ter uma vela acesa na mão!"...
Jamais me ocorreria o divertido, a sangue-frio e tendo consciência do que aqui está em causa, nem no desespero da mobilização, tantas outras palavras, mais adequadas, me ocorrem numa situação desta gravidade, mas pronto os tempos mudam e eu devo estar a ficar velha, a idade dificulta a adaptação... já há quem se divirta com estas coisas, EU NÃO!!!


3 comentários:

António disse...

Olha meu amor, na velha dicotomia Ser/Parecer, há quem, quero querer que por ignorância, descuide um bocado o flanco.
Como naquela história do restaurante que não tem clientes e faz um jantar de solidariedade, convidando as "celebridades" para se dar a conhecer.
OK.. podem dizer que ficam todos a ganhar. Mas a mim isto também me arrepia e não deixa de ser uma forma de aproveitamento.
Os partidos políticos e a igreja são verdadeiros mestres nesta arte, como é que sobrevive o teu antigo partido? Como é que garantem os seus próprios tachos e os dos amigos? Aproveitando-se das fragilidades do outros, dos desempregados, dos pobres, das mulheres e fazem-no consciente e descaradamente como tu sabes muito bem...Beijos

António disse...

E quando alguém lhes "descobre a careca" e os denuncia inventam-lhe logo uma doença mental ou um qualquer tipo de transtorno.São uns infelizes.

tecelao disse...

Só faltaram as bifanas e umas bejecas.